Categoria
BlogCriptomoedasEventos QuentesTrading AcademyGuia de ProdutosCripto GlossárioSobre TruBitMais Idiomas
🌐 English
🇲🇽 Español
⭐️ 中文
O que é Stablecoin?
Fazendo a Ponte Entre Sistema Financeiro Tradicional e Criptomoeda
Desde setembro de 2018, a"Moeda Estável" tem sido um tema constantemente trazido à tona. Agora é a hora de revisitarmos sua jornada de desenvolvimento de moedas estáveis.
O que é Stablecoin?
Para os entusiastas de blockchain, estamos mais do que familiarizados com tais conceitos. Entretanto, o público em geral pode precisar de uma explicação adicional. Aqui, gostaríamos de apresentar brevemente "O que é Moeda Estável" em português.
Para moedas criptográficas como Bitcoin, há uma alta volatilidade associada à sua ação de preços, pois é difícil alcançar um equilíbrio com a existência de múltiplas partes, cada uma tentando tomar o controle. A causa raiz pode ser explicada como: devido ao seu desenho deflacionário, Bitcoin, juntamente com outras moedas que têm um número fixo de emissão total, não pode servir aos propósitos de preservação do valor e do meio de troca ao mesmo tempo. Portanto, as Moedas Estáveis foram inicialmente criadas como um instrumento ou meio de troca para os comerciantes de criptomoedas para preservar com segurança o valor no mercado volátil de criptomoedas.
Ainda que as moedas estáveis sejam um tipo de criptomoedas, são projetadas para preservar valores estáveis. Existem QUATRO características principais associadas às moedas estáveis, tentaremos lhe fornecer um melhor entendimento desenhando os comparativos para sistemas de pagamento fiduciário como Paypal, Samsung Pay e etc.
1. 24/7 Visita Ininterrupta Global
Não há muito a dizer aqui. Semelhante ao sistema fiduciário atual, que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana ininterruptamente, pode transferir ou trocar as moedas estáveis sempre que quiser.
2. Transferência Acelerada
As moedas estáveis devem funcionar como e-mails que não são restringidas pela distância, fronteira ou prestadores de serviços. Apoiada pela tecnologia de cadeia de blocos, a transferência rápida pode ser realizada. Um destaque é a transferência internacional. Especialmente para a transferência de grandes quantidades, Paypal ou Samsung Pay leva vários dias para líquidá-la, pois muitos intermediários precisam estar envolvidos. Já as moedas estáveis completam todo o processo de transferência em poucos minutos. Assim, as moedas estáveis têm o potencial de se tornarem uma moeda verdadeiramente globalizada e sem fronteiras.
No estágio atual, já pode enviar emails para outros endereços com diferentes prestadores de serviços, por exemplo, enviando para um endereço de Yahoo através de Gmail. Entretanto, no sistema fiduciário de pagamento, os usuários de PayPal não podem enviar pagamentos diretamente aos usuários de Samsung Pay, pelo menos ainda não. Isto se deve ao fato de que os atuais aplicativos fiduciários de pagamento não têm a capacidade de transferir e liquidar diretamente na rede aberta. Bitcoin é o primeiro caso da moeda de internet. Como as moedas estáveis são estabelecidas com base nos padrões de código aberto e descentralização, as transações podem ser habilitadas entre as moedas estáveis e qualquer aplicação com os mesmos padrões. Se a stablecoin for emitida com ERC-20, então podem ocorrer transferências entre quaisquer carteiras digitais que sejam compatíveis com o padrão ERC-20. Os usuários não são mais restringidos pela carteira que escolheram ou pelos prestadores de serviços de Dapps.
3. Micro-pagamentos e Macro-pagamentos
Este tópico é mais interessante. Os pequenos pagamentos ou os micro-pagamentos não são na verdade o melhor caso de uso para as moedas estáveis baseadas em Ethereum. Quase todas as tentativas acabam no aumento da taxa de gás, maior custo, menor velocidade de transação e...falha épica. Mas, por outro lado, as moedas estáveis oferecem uma forma conveniente para macro-pagamentos. Como o valor máximo pode ser enviado através de Paypal por transação é de $60k, pode enviar milhões ou mesmo dezenas de milhões para qualquer endereço através das Moedas Estáveis.
Mesmo que a transferência em macro possa ser um grande caso de uso, comparado com Bitcoin, há um problema com moeda estável bastante centralizado, pois é difícil saber quando a transação é realmente liquidada. Como com Bitcoin, sabemos que a transferência é concluída com a confirmação de múltiplos nós. Para as moedas estáveis centralizadas, entretanto, há a possibilidade do contrato ser congelado ou cancelado. Não vimos nada disso por enquanto, mas isso pode acontecer se o governo local confirmar que os endereços correlatos envolvem escuridão, lavagem de dinheiro, ou tráfico de drogas, etc. Não ouvimos de nenhum dos emissores a respeito de como as moedas estáveis devem ser usadas, mas a centralização traz ameaças potenciais. O anonimato e a privacidade não serão o foco. Se as moedas estáveis serão usadas na transferência em macro ainda é um ponto de interrogação.
4. Dinheiro Programável
O dinheiro programável traz possibilidades novas para os produtos financeiros tradicionais. Com Ethereum, vimos a combinação de criptomoedas e contratos inteligentes darem origem ao dinheiro programável verdadeiramente. Com base nisso, vimos o frenesi de ICO e de mercado primário em 2017. Os problemas também são proeminentes. Como a maioria dos empresários da cadeia de blocos não está familiarizada com o mercado financeiro, juntamente com a volatilidade com ETH, estão sofrendo um enorme risco de gestão de ativos devido à insuficiente capacidade de gestão de risco. Consequentemente, os produtos financeiros da cadeia de blocos se tornarão mais competitivos se forem baseados em uma criptomoeda com maior estabilidade.
Tal volatilidade também apresenta um enorme desafio para a entrada de criptomoeda no mercado de dívida, pois há um enorme risco de crédito associado a isso.
Com as moedas estáveis, as pessoas podem ser capazes de emitir dívidas programáveis baseadas em moedas estáveis, que por sua vez são baseadas na cadeia Ethereum. Nesse caso, os interesses e os principais serão pagos através dos contratos inteligentes, o que trará mudanças significativas para o mercado global de dívida de 247 trilhões de dólares.
O que significa stablecoin para diferentes jogadores?
Uma pergunta comum das pessoas quem são novas na criptomoeda é que: Bitcoin ou outra criptomoeda será aceita por vendedores normais? Por enquanto, a aplicação da moeda estável no micro-pagamento é limitada por problemas de infra-estrutura e licenciamento insuficientes, portanto, não temos visto uma adoção grande. Circle se dedica a resolver esses obstáculos através de USDC. Se espera que vejamos uma aplicação mais integrada no futuro. Ao contrário de Bitcoin, que envolve questões de taxa de câmbio volátil, o micro-pagamento deve ser um caso ideal de uso para as moedas estáveis.
Agora vem para o mercado primário de investidores. Moedas estáveis podem servir como uma melhor forma de captação de recursos, em comparação com BTC e ETH. Como analisado acima, os projetos levantados por ETH ou BTC enfrentam um enorme risco do mercado. Com o preço estável, características programáveis, as moedas estáveis podem se tornar o próximo veículo para a captação de recursos no mercado primário.
Os comerciantes e arbitrageurs no mercado secundário, moedas estáveis desempenharam uma personagem importante, por exemplo, Tether está servindo como uma ferramenta para a liquidação rápida. Também funciona como uma parte necessária para os criadores de mercado e as equipes Quant de estratégias de arbitragem triangulares. Devido à volatilidade no mercado criptográfico, os comerciantes carregam as moedas estáveis quando percebem a depreciação do valor em outros ativos criptográficos. Moedas estáveis como Tether facilitam todo o processo de negociação, tornando os comerciantes mais confortáveis na alocação de ativos em moeda criptográfica sem se preocupar com a perda de valor.
Em relação a outro assunto polêmico, Security Token, será que veremos alguma mudança na demanda de moedas estáveis enquanto mais instituições começam a entrar no jogo? A combinação de contratos inteligentes e moedas estáveis pode mudar fundamentalmente a forma como os investidores negociam e como as empresas levantam capital. As pessoas podem usar as moedas estáveis para investir em Security Token da empresa ao invés de ações, enquanto tais Security Tokens integrarão contratos inteligentes, pagando moedas estáveis aos investidores através de termos e cronogramas pré-programados. Como resultado, é capaz de reduzir o risco de mercado para ambas as partes.
A Categoria de Stablecoins
No artigo anterior, explicamos apenas em um conceito vago <O que é Moeda Estável>. Neste artigo, entraremos em mais algumas pegadas de moedas estáveis e conheceremos as três principais categorias de moedas estáveis que existem hoje em dia.
Haaseb Qureshi, em seu article《Moedas Estáveis: criando uma criptomoeda de preço estável》, propôs uma classificação de moedas estáveis, que usamos como referência neste artigo como a base para a seguinte análise.
Stablecoins Colateralizadas em Moeda Fiduciária
Características:
- O conceito é muito fácil de entender, ou seja, depositar uma certa quantia de dólares no banco e depois emitir a mesma quantidade de moedas estáveis através da cadeia de blocos;
- É uma categoria de moedas estáveis mais estável, escalável e, até agora obtém a maioria de tração
- Independentemente das flutuações no mundo da criptomoeda, as moedas estáveis colateralizadas em moeda fiduciária são 100% estáveis. Por exemplo, para as moedas estáveis USD, a moeda estável pode ser resgatada como dólares americanos, e a relação entre a moeda estável e a moeda fiduciária (dólar americano) é sempre 1:1;
- Centralização, dependendo da solvência e honestidade do emissor, se não for transparente, é fácil de causar pânico no mercado (recentemente aconteceu com Tether), e muitas novas moedas estáveis colateralizadas em moeda fiduciária têm aumentado a transparência;
- A pressão regulatória está alta, será sujeita às restrições do governo local e precisará contar com as instituições confiáveis de terceiros para aumentar a credibilidade.
Stablecoins Colateralizadas em Criptomoeda
Características:
- Esta categoria de moedas estáveis está tentando sair da moeda fiduciária e só usar criptomoeda como garantia;
- O conceito de moedas estáveis colateralizadas em criptomoeda é complicado relativamente, e leva tempo para entender. Não será explicado neste artigo. Se quiser saber mais sobre como funcionam moedas estáveis colateralizadas em criptomoeda, pode consultar este artigo 《Maker para Dummies: Uma explicação em inglês simples sobre a moeda estável, Dai》;
- É transparente, descentralizada e em consonância com o espírito da criptomoeda, é descentralizada e resistente à censura;
- O cético diz que este tipo de moedas estáveis é mais suscetível à instabilidade de preços, e que serão destruídas espontaneamente pela queda brusca dos preços, o qual pode causar desequilíbrio entre fornecimento e demanda e quebrar a estabilidade.
Stablecoins Colateralizadas em Crescimento
Características:
- Esta classificação é muito difícil de definir, e a solução proposta também é mais complete e abstrata. O Papel Branco pode ser muito confuso, e duvidamos que um Doutor em Economia possa entendê-lo. Alguns conceitos são teóricos e não foram testados na prática por tempo suficiente;
- Não há necessidade de propor um conceito de garantia porque o dólar americano estava originalmente ligado ao ouro, mas após o colapso de "Bretton Woods", não havia nenhuma relação de garantia entre o dólar americano e o ouro. Esta é a origem de Moedas Estáveis Colateralizadas em Crescimento ou Moedas Estáveis não Colateralizadas, que utilizam o crescimento futuro de sistema inteiro como garantia e usam algoritmos para ajustar o fornecimento e a demanda para alcançar a estabilidade;
- Independente de seu desenho complexo, os dois tipos de moedas estáveis mencionados acima servirão como base para este tipo de desenho de moeda estável a longo prazo.
- Esta categoria de moedas estáveis também poderia ser descentralizada e resistente à censura;
Uma caminho claro foi exposto pelos vários anos passados para o desenvolvimento de moedas estáveis. Em suma, acreditamos que as moedas estáveis servirão como uma parte insubstituível do futuro do setor de criptomoeda.
Conclusão
Enquanto os usuários alvo de moedas estáveis são os entusiastas de criptomoedas e especuladores no mercado comercial. Agora, a maioria dos emissores de moedas estáveis também tem a ambição de expandir os casos de uso em transferências, pagamentos e servir como rampas de entrada e saída para as instituições financeiras.
Esperamos que a explicação acima lhe dê uma idéia do que é a moeda estável e como funciona a moeda estável sob diferentes circunstâncias. Nos artigos futuros, teremos mais conhecimentos a respeito a moedas estáveis para compartilhar consigo.
Este artigo foi organizado e editado por Mexo, por favor, indique a fonte para reimpressão.
- O que é Stablecoin?
- O que é Stablecoin?
- 1. 24/7 Visita Ininterrupta Global
- 2. Transferência Acelerada
- 3. Micro-pagamentos e Macro-pagamentos
- 4. Dinheiro Programável
- O que significa stablecoin para diferentes jogadores?
- A Categoria de Stablecoins
- Stablecoins Colateralizadas em Moeda Fiduciária
- Características:
- Stablecoins Colateralizadas em Criptomoeda
- Características:
- Stablecoins Colateralizadas em Crescimento
- Características:
- Conclusão