Categoria
BlogCriptomoedasEventos QuentesTrading AcademyGuia de ProdutosCripto GlossárioSobre TruBitMais Idiomas
🌐 English
🇲🇽 Español
⭐️ 中文
Polkadot (DOT)
Polkadot —— Uma Rede Fragmentada para Interoperabilidade e Comunicação entre Cadeias
Website Explorador Documentação Técnica
- Polkadot facilita a interoperabilidade e a comunicação entre cadeias conectando múltiplas blockchains numa rede unificada.
- A infraestrutura de Polkadot inclui Relay Chain, Parachains e Bridges.
- Relay Chain é a cadeia central da rede Polkadot. Todos os validadores de Polkadot são apostados em Relay Chain.
- Parachains são cadeias paralelas que conecta a Relay chain e se mantêm por seus validadores, chamadas collators.
- Bridges são cadeias de blocos especiais que permitem Parachains conectar a e comunicar com redes externas como Ethereum e Bitcoin.
- O token DOT nativo de Polkadot serve a três propósitos claros: fornecer governança e operações de rede, e criar Parachains (cadeias paralelas) por meio de ligar.
Métricas chave
Ranking em Mercado | #7 |
---|---|
Valor de Mercado | $9,143,786,741 |
Fornecimento Circulante | 897,368,067 |
Fornecimento Total | 1,031,427,273 |
Sobre Polkadot
Polkadot é um protocolo multi cadeia de fragmentação de código aberto que facilita a transferência entre cadeias de qualquer tipo de dado ou ativo, não só tokens, tornando assim uma ampla gama de blockchains interoperáveis entre si.
Esta interoperabilidade procura estabelecer uma web totalmente descentralizada e privada, controlada por seus usuários, e simplifica a criação de novos aplicativos, instituições e serviços.
O protocolo Polkadot conecta cadeias públicas e cadeias privadas, redes sem permissão, oráculos e futuras tecnologias, permitindo estas cadeias de blocos independentes sem confiança compartilhar informação e transações através da cadeia de retransmissão de Polkadot (explicada mais abaixo).
Polkadot usa tokens DOT para operar em sua rede. DOT serve múltiplos propósitos como:
- Governança: onde os participantes podem administrar atualizações e correções de protocolo.
- Staking: onde os tokens são apostados para garantir que a rede permanece segura, já que bons validadores são recompensados e maus atores perdem sua aposta.
- Vinculação: onde as novas parachains se suportam vinculando os tokens.
- Taxas: para transportar mensagens entre parachains.
Polkadot tem quatro componentes do núcleo:
- Relay Chain: o “coração” de Polkadot, ajudando a criar consenso, interoperabilidade e segurança compartilhada na rede de diferentes cadeias;
- Parachains: cadeias independentes que podem ter seus próprios tokens e ser otimizadas para casos de uso específicos;
- Parathread: semelhante às parachains mas com conectividade flexível baseada num modelo econômico, Pré-pago;
- Bridges: permite as parachains e os parathreads conectar e se comunicar com as cadeias de blocos externas como Ethereum.
Como observado acima, a desenha de Polkadot foi feita para suportar várias cadeias. Não é simplesmente uma cadeia de blocos solteira que existe de forma isolada. Há várias vantagens em sua abordagem:
- Escalabilidade: Polkadot apoia múltiplas blockchains através de um mecanismo chamado “fragmentação” ou parachains. Isso permite as transações ser processadas eficientemente e em paralelo.
- Interoperabilidade: Diferentes parachains e aplicativos de Polkadot podem compartilhar informação e funcionalidade graças ao desenho interoperável do projeto e compatibilidade entre as cadeias.
- Especialização: Cade parachain de Polkadot pode ser feito sob medida para um caso de uso ou aplicativo específico.
- Atualizações sem bifurcação: Polkadot se pode atualizar sem as bifurcações duras que consomem muito tempo e dividem; As características novas podem ser adicionadas sem reformar a rede inteiramente.
Equipe de projeto
Polkadot se fundou pela Fundação Web3, uma Fundação Suíça fundada para facilitar uma web descentralizada totalmente funcional e amigável, como um projeto de código aberto.
Seus fundadores são Dr. Gavin Wood, Robert Habermeier e Peter Czaban.
Wood, o presidente da Fundação Web3, é o mais conhecido do trio graças à sua influência na indústria como cofundador de Ethereum, fundador de Parity Technologies e o criador da linguagem de codificação de contratos inteligentes Solidity.
Habermeier é um Thiel Fellow e um talentoso pesquisador e desenvolvedor de blockchain e criptografia. Czaban é o Diretor de Tecnologia de Fundação Web3. Com uma vasta experiência em indústrias de tecnologia financeira altamente especializadas, ele está atualmente ajudando a desenvolver uma nova geração de tecnologia distribuída.
Substrate e Parachains
No coração de Polkadot é o conceito de “parachains,” que são cadeias de blocos que podem executar uma taxa de transferência de transação maior do que Ethereum por causa de desenho mais sofisticado. De acordo com Peter Mauric, chefe de relações públicas da Parity Technologies, o termo serve para “cadeias de blocos paralelas.” Os desenvolvedores podem criar sua própria parachain com Substrate, uma estrutura para construir as cadeias de blocos.
Também é possível executar blockchains desenvolvidos com Substrate sem fazer parte da rede Polkadot; Polkadot apenas fornece interoperabilidade, consenso, segurança, e outros serviços para as cadeias baseadas em Substrate.
Parachains podem suportar as caraterísticas encontradas em muitas outras cadeias de blocos, incluindo contratos inteligentes (Ethereum), ZK-snarks (Zcash), e transações UTXO (Bitcoin). Estas características não são uma parte fundamental de Polkadot; em vez, estas características podem ser adicionadas a parachains e removidas de parachains.
Os desenvolvedores também podem chamar as funções que existem em outras parachains.
Há muitos casos de uso diferentes para parachains de Polkadot, incluindo cadeias de transação, cadeias de oráculo, cadeias de identidade, cadeias de armazenamento de arquivo, cadeias de curadoria de dados, cadeias de Internet das Coisas, cadeias de financiamento, e cadeias de privacidade.
Mais de 25 projetos estão construindo em Polkadot, incluindo Chainlink e Ocean Protocol. Uma lista completa de projetos de destino é listada aqui.