Categoria
BlogCriptomoedasEventos QuentesTrading AcademyGuia de ProdutosCripto GlossárioSobre TruBitMais Idiomas
🌐 English
🇲🇽 Español
⭐️ 中文
Monero (XMR)
Monero —— Uma Critpomoeda Privada, Segura, e Não Rastreável.
Website Explorador Livro Branco
- Monero (XMR) é uma criptomoeda de Prova de Trabalho, que começou em 2014. Seu foco é em privacidade, segurança e sem rastreabilidade. Seu foco depende em as transações privadas e resistentes à censura através do uso de criptografia de assinaturas em anel e outras características como endereços sigilosos.
- Através do uso de criptografia de assinaturas em anel e outras funções como endereços sigilosos, Monero tem como objetivo fazer transações tanto privadas quanto anônimas, resolvendo assim algumas das questões de grandes criptomoedas de PoW como Bitcoin, como a falta de fungibilidade e rastreabilidade das transações.
- Também se concentra em Resistência à ASIC. Desde Dezembro de 2019, RandomX tem colocado CryptoNight, depreciando a necessidade de atualizações bianuais.
- Monero é orientado à comunidade com mais de 30 desenvolvedores importantes ativos, apoiados pelos desenvolvedores comunitários juntamente com um laboratório de pesquisa (chamado de Monero's Research Lab).
Métricas chave
Preço Recente | $232.36 |
---|---|
Valor de Mercado | $4,089,823,693.07 |
Fornecimento Circulante | 17.868.034 XMR |
Fornecimento Total | 17.868.034 XMR |
Sobre Monero
Monero (XMR) é uma criptomoeda de Prova de Trabalho, que começou em 2014. Seu foco é em privacidade, segurança e sem rastreabilidade. Seu foco depende em as transações privadas e resistentes à censura através do uso de criptografia de assinaturas em anel e outras características como endereços sigilosos. Monero também se concentra em Resistência à ASIC. Desde Dezembro de 2019, RandomX tem colocado CryptoNote, depreciando a necessidade de atualizações bianuais.
Monero é orientado à comunidade com mais de 30 desenvolvedores importantes ativos, apoiados pelos desenvolvedores comunitários juntamente com um laboratório de pesquisa , chamado de Monero's Research Lab.
Monero foi desenvolvido com os quatro princípios fundamentais:
- Descentralização da Rede com o uso de livro-razão distribuído e nós espalhados pelo mundo junto com os "mineiros domésticos" que não confiam nas fazendas de mineração ASIC.
- Segurança Financeira através do uso de funções criptográficas e sem ponto de falha no sistema.
- Privacidade Financeira com criptografia de assinaturas em anel e endereços sigilosos que protege a privacidade de remetente e recebedor junto com os valores transacionados..
- Fungibilidade i.e., um XMR sempre igual a um XMR, pois a origem de cada moneroj individual não é supostamente rastreável..
Equipe do Projeto
Os sete desenvolvedores estavam inicialmente envolvidos na criação de Monero , cinco dos quais decidiram permanecer anônimos. Os outros dois são Riccardo Spagni (o principal desenvolvedor de hoje) e David Latapie. Riccardo Spagni também é chamado de "Fluffypony".
As origens de XMR podem ser rastreadas até Bytecoin, uma criptomoeda descentralizada e focada na privacidade que foi lançada em 2012. Dois anos mais tarde, um membro de Bitcointalk forum, conhecido apenas como agradecido por hoje, bifurcou a base de código de BCN, e nasceu Monero.
O projeto Monero é um enorme esforço comunitário criado coletivamente por centenas de indivíduos de todo o mundo. Monero adotou um esquema de governo não-governamental para organizar o crescimento e o desenvolvimento. O projeto é composto de vários ramos diferentes trabalhando juntos: a Equipe Central de Monero, o Laboratório de Pesquisa de Monero, os Grupos de Trabalho de Monero e a comunidade.
Características Técnicas
Monero se baseia no algoritmo RandomX e depende de as diferentes características de privacidade, como Transações Confidenciais em Anel (RingCT) para evitar que as partes não transacionárias façam a distinção entre as transações individuais, e os endereços sigilosos para manter a confidencialidade das partes transacionárias.
Transações confidenciais em anel (RingCT)
Transações Confidenciais em Anel (RingCT) esconde o valor de XMR através de se enviar a uma transação única.
Transações Confidenciais em Anel surgem um processo de dois passos que funciona como os passos seguintes:
- O valor é encriptado com uma chave derivada do endereço do recebedor. Este valor encriptado só pode ser decifrado pelo recebedor.
- O valor é integrado num compromisso Pedersen, permitindo que todos os usuários de Monero confirmem a validade da transação. Enquanto é impossível para eles verificar o valor exato da transação, as saídas e entradas podem ser verificadas independentemente para confirmar se correspondem.
Endereços sigilosos
Endereços sigilosos podem interpretado como endereços únicos de uso único. Os endereços únicos são usados tanto pelo recebedor quanto pelo remetente. Endereços sigilosos são uma parte importante da privacidade inerente de Monero. Permitem e exigem que o remetente crie endereços únicos aleatórios para cada transação em nome do recebedor. O recebedor pode publicar apenas um endereço, mas ter todos os seus pagamentos recebidos em endereços únicos na cadeia de blocos, onde eles não podem ser ligados de volta ao endereço publicado pelo recebedor ou a qualquer outro endereço de transação. Usando endereços sigilosos, somente o remetente e o recebedor podem determinar para onde um pagamento foi enviado.
Resistência à ASIC
Inicialmente, a função de resistência à ASIC da rede devido a uma versão modificada de CryptoNight (um algoritmo de PoW) que foi frequentemente ajustado para evitar a mineração de ASIC.
Entretanto, desde Dezembro de 2019, RandomX tem recolocado CryptoNight. Através do uso de execução de código aleatório e técnicas de memorização intensiva, os mineiros de ASIC são desencorajados a participar do processo de mineração. Além disso, GPUs também têm sido penalizadas desde a atualização da rede.
Então, Monero tem visto a maioria de suas operações de mineração conduzidas por CPUs, usuários individuais ou através de pools de mineração.