Categoria
BlogCriptomoedasEventos QuentesTrading AcademyGuia de ProdutosCripto GlossárioSobre TruBitMais Idiomas
🌐 English
🇲🇽 Español
⭐️ 中文
Litecoin (LTC)
Litecoin —— Uma Criptomoeda P2P de Código Aberto
Website Explorador Livro Branco(BTC)
- Litecoin (LTC) é uma criptomoeda P2P que visa oferecer os pagamentos rápidos e econômicos a qualquer um em todo o mundo.
- O Projeto Litecoin foi concebido e criado por Charles Lee, um ex-empregado de Coinbase, com o suporte de múltiplos membros na comunidade Bitcoin. Foi lançado no dia de 13 em Outubro de 2011, e tem introduzido diversas modificações baseadas no Protocolo Bitcoin original.
- Seu mecanismo de consenso é baseado em Prova de Trabalho (PoW): A função hash que ele usa é Scrypt em vez de SHA-256d. Isso porque o algoritmo Srypt é mais leve. A cada dez minutos, um bloco é gerado no Bitcoin, mas no caso do LTC, é a cada 2,5 minutos. Além disso, o fornecimento máximo de Litecoin é de 84 milhões.
- Em Maio de 2017, Litecoin melhorou a blockchain principal de Litecoin através de Testemunha Segregada (SegWit) e Lightning Network para tornar as transações LTC mais rápidas.
- Para resolver os problemas crescentes de segurança e privacidade, A Litecoin Foundation também anunciou uma colaboração com a equipe BEAM para integrar o protocolo MimbleWimble, uma função adicional de encriptação baseada em transações confidenciais.
Métricas chave
Preço Recente | $182.83 |
---|---|
Valor de Mercado | $12,326,678,082.49 |
Fornecimento Circulante | 66,620,688 |
Fornecimento Total | 66,620,688 |
Fornecimento Máximo | 84,000,000 |
Sobre Litecoin
Litecoin (LTC) é uma criptomoeda que foi projetada para proporcionar pagamentos rápidos, seguros e de baixo custo através do aproveitamento das propriedades únicas da tecnologia blockchain. A criptomoeda foi criada por Charlie Lee, um ex-empregado de Google. E ele acha que o Litecoin se tornará uma "versão leve do Bitcoin", com base nas mesmas propriedades que Bitcoin. Mas o peso de Litecoin é mais leve.
A criptomoeda foi criado baseado no protocolo Bitcoin (BTC), mas existem diversas diferenças entre Litecoin e Bitcoin, tais como função hash, hard cap, tempo de transação em bloco e alguns outros fatores. A cada 2.5 minutos, um bloco é gerado no Litecoin, mas no caso do BTC, é a cada 10 minutos. Além disso, a taxa de transação é muito baixa. O tempo menor e a taxa mais baixa tornam o Litecoin mais adequado para as micro-transações e os pagamentos de ponto de venda.
Litecoin (LTC) usa algoritmo Scrypt e seu mecanismo de consenso é baseado em Prova de Trabalho (PoW). O projeto tem como objetivo fornecer uma alternativa para Bitcoin por meio de fazer algumas modificações no Protocolo Bitcoin original.
Um algoritmo PoW cria um desafio computacional que se resolve pela rede de computadores para verificar um bloco de transações. O algotitmo Scrypt foi desenvolvido em 2009 por Colin Percival (Tarsnap Inc.). Em comparação com SHA-256d de Bitcoin, tem de gastar uma quantidade significativa de memória na realização de seu cálculo, assim, a escalabilidade é inibida.
O fornecimento máximo de Litecoin é de 84 milhões, e é equipado com um mecanismo de deflação. Atualmente, há 63,17 milhões de Litecoins (cerca de 75%) em circulação, e espera-se que o fornecimento total de Litecoins seja minerado em torno de 2142. O plano estabelecido de fornecimento e emissão de dinheiro transparente é crucial para determinar a inviabilidade das moedas digitais.
No dia de 5 em Agosto de 2019, as recompensas em bloco de Litecoin foram cortado pela metade pela segunda vez , de 25LTC por bloco a 12.5LTC.
Equipe do Projeto
Litecoin foi fundado por Charlie Lee que é um adotante precoce da criptomoeda e também é muito famoso no setor da criptomoeda.
Charlie Lee, também conhecido como “Chocobo,” é um mineiro precoce de Bitcoin e cientista de computação , que foi um ex-engenheiro de software em Google. Além disso, Charlie Lee serviu como um diretor de engenharia em Coinbase entre 2015 e 2017.
Atualmente, Charlie Lee é um defensor franco das criptomoedas e é o diretor geral da Fundação Litecoin, uma organização sem fins lucrativos que trabalha ao lado da equipe de desenvolvimento central de Litecoin para ajudar a promover Litecoin.
Além de Charlie Lee, A Fundação Litecoin também inclui três outros indivíduos no conselho de administração: Xinxi Wang, Alan Austin e Zing Yang.
Diferença entre Litecoin e Bitcoin
Litecoin e Bitcoin são moedas P2P suportadas por seus respectivos protocolos blockchain. Ambos os usam o algoritmo de consenso Prova de Trabalho (PoW) para verificar as transações. No entanto, há diferença de arquitetura de algoritmo entre os dois protocolos:
- Bitcoin: algoritmo SHA-256d
Bitcoin usa o algoritmo SHA-256d, que foi criado pela Agência Nacional de Segurança em 2002. O algoritmo SHA-256d é um algoritmo de processador intensivo e requer menos memória. Ele é uma parte indispensável do processo de mineração e da criação de endereços Bitcoin.
O custo de mineração de Bitcoin é caro e ainda precisa de um equipamento de hardware personalizado que se chama ASICs para minerar Bitcoin. Em termos de desempenho e eficiência, os ASICs são muito superiores às CPUs e GPUs em computadores pessoais (PCs). No entanto, eles são relativamente mais caros. Com a redução à metade de recompensa em bloco de Bitcoin ou a terceira redução em Maio de 2020, não há aumento no efeito compensatório do preço de Bitcoin, e a margem de lucro de mineração pode decrescer significativamente.
- Litecoin: algoritmo Scrypt
Litecoin usa o algoritmo Scrypt atualizado, que foi criado em 2009 por Colin Percival, um cientista de computação conhecido pela criação de serviço de armazenamento encriptado em nuvem, Tarsnap. O algoritmo Scrypt é um algoritmo de memória intensiva e requer menos poder de processamento. A mineração é concluída através do uso de CPU ou GPU, Scrypt efectivamente elimina a necessidade de ASICs, que são mais baratos e de fácil acesso do que os ASICs.
Nos últimos anos, os mineiros têm enfrentado uma competição cada vez mais acirrada por recompensa em blocos e os ASICs específicos de Litecoin foram introduzidos. Embora as entidades sem capacidade ASIC ainda podem minerar LTC, a rentabilidade deste tipo de mineração é menor do que a de usar máquinas especializadas.
Vantagens Potenciais do Litecoin em relação ao Bitcoin
A diferença de algoritmo PoW trouxe três vantagens potenciais a Litecoin:
- Velocidade de transação mais rápida: A cada 2.5 minutos, um bloco é gerado no Litecoin, mas no caso do BTC, é a cada 10 minutos. Litecoin realizou a velocidade da transação mais rápida e o tempo de liquidação menor.
- Custos de transação mais baixos: Os custos de transação de Litecoin também são inferior a os de Bitcoin. A partir de 31 de agosto de 2019, o custo médio de transação de LTC em dólares americanos é de US$0,03 e o de BTC é de US$0,68. Além disso, em comparação com as taxas de manuseio incorridas pelo uso ou aceitação de pagamentos com cartão de crédito como indivíduos ou comerciantes, as taxas de transação pagas por Litecoin são muito mais baixas.
- Menores barreiras à entrada para os mineiros: As pessoas com equipamento restrito têm maior probabilidade de entrar na mineração de Litecoin. Em termos de custos de eletricidade e potência de computação, o custo da confirmação de blocos LTC é muito mais baixo do que o de Bitcoin. Portanto, a mineração de Litecoin é mais atraente para os mineiros potenciais, porque requer menos poder de processamento e custos operacionais mais baixos.
Além disso, para resolver os problemas crescentes de segurança e privacidade, A Litecoin Foundation também anunciou uma colaboração com a equipe BEAM para integrar o protocolo MimbleWimble, uma função adicional de encriptação baseada em transações confidenciais.