Categoria
BlogCriptomoedasEventos QuentesTrading AcademyGuia de ProdutosCripto GlossárioSobre TruBitMais Idiomas
🌐 English
🇲🇽 Español
⭐️ 中文
O que é uma blockchain?
Blockchain é um sistema de registrar informação de certa forma que dificulte ou impossibilite a operação de mudança, ou que faça batota no sistema.
O que são as características de blockchain?
1. Os registros de dados são difíceis de serem adulterados
Como cada nó da cadeia de blocos tem uma cópia do livro razão principal, se algum nó quiser adulterar os dados, tem que modificar o catálogo de cada nó da rede.
Por outro lado, para adicionar um novo bloco, é necessário de obter a aprovação de mais de 51% dos nós da rede através de um algoritmo. Isto torna os dados da cadeia de blocos altamente confiáveis, permanentes e quase impossíveis de serem apagados à vontade, mesmo pelo criador da aplicação da cadeia de blocos.
2. Remoção de Intermediários
Devido à natureza descentralizada e de P2P da cadeia de blocos, qualquer serviço que exija verificação de terceiros (por exemplo, transferências financeiras, pagamentos de terceiros, etc.) pode ser verificado pela tecnologia da cadeia de blocos.
A tecnologia blockchain pode ser usada para verificar a transação e os intermediários podem ser eliminados ao mesmo tempo.
3. Transparência da Informação
Todos os dados na cadeia de blocos idêntica serão os mesmos. Isto significa que as informações são abertas e transparentes, o que garante que todos os participantes da cadeia de blocos possam compartilhar as informações corretas que não podem ser adulteradas.
Esta característica também permite que a tecnologia blockchain elimine alguns dos procedimentos complexos exigidos no passado (por exemplo, verificação da exatidão dos dados no processo de seguro ou abertura de conta financeira). A transparência dos dados também pode ajudar a reduzir muitas forças de trabalho e papeladas, etc.
Benefícios de Blockchain
- Melhorar a precisão dos dados sem envolvimento humano e intermediários
- Redução de custos sem verificação por terceiros
- A descentralização dificulta a manipulação de dados
- Transações seguras, privadas e altamente eficientes
- Transparência da informação
- Fornece uma alternativa mais segura e confiável à retenção de informações bancárias e pessoais para países com governos instáveis ou subdesenvolvidos
O contexto de desenvolvimento de blockchain
Blockchain 1.0: As criptomoedas representadas por Bitcoin
The emergence of Bitcoin has resulted in a trusted, decentralized, free-money transaction system that enables direct circulation between two parties as long as there is a network.
This is equivalent to blockchain cryptocurrency, which is a new digital payment system, decentralized to reduce transaction costs while still ensuring security.
This is subversive to traditional finance, and may eventually unify the global currency.
Blockchain 2.0: Blockchain para serviços financeiros
As características da criptomoeda fazem da cadeia de blocos a primeira a se integrar aos serviços financeiros, e mesmo a adição de contratos inteligentes na cadeia de blocos pode basicamente substituir os serviços financeiros tradicionais atuais; por exemplo, em campos financeiros como ações, participações privadas e bolsas estão tentando usar a tecnologia da cadeia de blocos para registrar e transferir ações.
No momento, as aplicações baseadas na cadeia de blocos incluem:
- P2P transações (e.g. pagamentos transfronteiriços, negociação de contratos de futuros)
- Registro de identidade (por exemplo, listas contra lavagem de dinheiro)
- Propriedade (por exemplo, propriedade da terra, verificação do patrimônio e comércio de transferência)
- Gestão inteligente (utilizando contratos inteligentes para fazer pagamentos automáticos de juros, dividendos, etc.)
Blockchain 3.0: Aplicações de Blockchain em Outras Indústrias
Além de ser utilizada amplamente no setor financeiro, a cadeia de blocos também está começando a ser utilizada nos setores jurídico, varejista e de saúde, e poderá ser utilizada em muitos outros no futuro.
A lógica da blockchain pode resolver o problema de confiança entre diferentes organizações, e o modelo descentralizado pode otimizar a eficiência de P2P, e eventualmente, pode subverter o modelo capitalista existente com o local e tornar possível o modelo de colaboração global.
Da definição de Blockchain 1.0 a 3.0, pode parecer um desenvolvimento "progressivo" e "incremental", mas na verdade, é apenas uma diferença no escopo de aplicação. No fato, a tecnologia Blockchain está se desenvolvendo em paralelo de 1.0 criptomoeda e 2.0 campo financeiro para 3.0 vários campos.
Conclusão
- Uma cadeia de blocos pode ser entendida como um banco de dados altamente seguro que pode interligar qualquer informação armazenada num bloco. Quando os dados novos entram na cadeia de blocos e atingem o limite de capacidade do bloco, é ligado ao bloco anterior, permitindo que os dados sejam ligados em ordem cronológica.
- Hoje em dia, o uso da cadeia de blocos é mais comum nas transações financeiras.
- No caso de uma moeda da cadeia de blocos descentralizada como Bitcoin, não há uma única pessoa ou grupo que a controle.
- A descentralização significa que os registros inseridos na cadeia de blocos são irreversíveis, pois qualquer transação de bitcoin é registrada permanentemente e pode ser vista por qualquer pessoa.
- O que é uma blockchain?
- O que são as características de blockchain?
- 1. Os registros de dados são difíceis de serem adulterados
- 2. Remoção de Intermediários
- 3. Transparência da Informação
- Benefícios de Blockchain
- O contexto de desenvolvimento de blockchain
- Blockchain 1.0: As criptomoedas representadas por Bitcoin
- Blockchain 2.0: Blockchain para serviços financeiros
- Blockchain 3.0: Aplicações de Blockchain em Outras Indústrias
- Conclusão