Categoria
BlogCriptomoedasEventos QuentesTrading AcademyGuia de ProdutosCripto GlossárioSobre TruBitMais Idiomas
🌐 English
🇲🇽 Español
⭐️ 中文
O que é DAO?
Uma estrutura organizacional sem liderança central, baseada no desenvolvimento de blockchain e de outras tecnologias.
Definição
DAO é a abreviatura de Organização Autônoma Descentralizada, ou seja, um modelo organizacional que não depende de uma entidade centralizada. Uma DAO se estrutura através do desenvolvimento de blockchain e outras tecnologias.
Uma organização descentralizada condifica gradualmente as regras de operação e a gestão na forma de contratos inteligentes na blockchain. Sem a intervenção de terceiros e usando métodos inteligentes de gestão, além de incentivos econômicos simbólicos, a organização realiza a auto-operação, a auto-governança e a auto-evolução de acordo com regras pré-estabelecidas. É aí que a DAO se torna uma forma organizacional de máxima eficiência e circulação de valores.
Como cresce uma DAO?
Daniel Larimer propôs pela primeira vez, em 2013, um conceito semelhante à DAO. Este conceito é o de empresa autônoma descentralizada (DAC). A diferença entre as DAC e as empresas tradicionais eram as bases em descentralização e distribuição. Em 2014, Larimer já acrescentava mais conteúdo ao conceito de DAC. Logo após, foi a vez de Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum, a elaborar sobre as DAC. Inspirado pelo livro de Daemon, de Daniel Suarez, Buterin publicou pela primeira vez sobre o conceito de DAO no contexto de blockchain.
O conceito proposto pelo cofundador do Ethereum foi proposto formalmente pela primeira vez em um contrato inteligente chamado DAO na blockchain Ethereum em 2015. Nesse formato, a DAO é um contrato inteligente que se entendeu como uma organização autônoma, semelhante a uma organização não lucrativa.
Em 2016, a empresa slock.it lançou um projeto chamado de "The DAO". A ideia era criar uma versão descentralizada do aplicativo Airbnb, porpondo de forma inovadora os modelos de governança de uma DAO. A slock.it captou US$ 150 milhões em investimentos, pagos em ETH, representando 14% de todo o suprimento da criptomoeda à época.
Infelizmente, o episódio da The DAO terminou com um hack ocorrido pouco tempo após o seu lançamento. Mesmo com o esse triste episódio, o modelo de DAO continuou flutuando pelo mercasdo cripto.
Com a ascensão das finanças descentralizadas (DeFi) em 2020, as atenções têm se voltado novamente às DAO gradualmente. Por exemplo, plataformas como Aave, Bancor, Uniswap, Compound, e Curve estabeleceram suas próprias DAOs, utilizando suas próprias diretrizes de governança.
Como funciona uma DAO?
Em uma DAO, as decisões são feitas de baixo para cima. Ou seja, a organização pertence a todo o conjunto de membros. Há várias formas para participar de uma DAO, embora a mais comum seja através da propriedade de um token.
As DAOs operam usando contratos inteligentes, que são essencialmente partes de códigos automaticamente executados sempre que um conjunto de critérios é preenchido. Hoje em dia, os contratos inteligentes são comuns em diversas blockchains, embora o Ethereum tenha sido o primeiro protocolo a usá-los.
Esses contratos inteligentes estabelecem as regras da DAO. Aqueles que têm participação em uma organização descentralizada obtêm, então, o direito de voto, podendo influenciar como a organização opera. Geralmente, os tokens representam o peso dos votos do membro da organização na hora de participar das propostas de governança.
Este modelo evita que as DAOs sejam bombardeadas com propostas: uma proposta só será aprovada quando a maioria das partes interessadas a aprovar. A forma como essa maioria é determinada varia a cada DAO, e é especificada nos contratos inteligentes.
Fonte: Visão Geral de DAO Ecossistema de Deep DAO no 12/13/2021
Características
Comparação com Organizações Tradicionais
DAO | - | Uma organização tradicional |
---|---|---|
Normalmente plana e totalmente democratizada. | Normalmente hierárquica. | |
Votação exigida pelos membros para que quaisquer mudanças sejam implementadas. | Dependendo da estrutura, as mudanças podem ser exigidas de uma parte única ou podem ser oferecidas votações. | |
Votos computados, e resultado implementado automaticamente sem intermediário confiável. | Se a votação for permitida, os votos são computados internamente, e o resultado da votação deve ser tratado manualmente. | |
Os serviços oferecidos são tratados automaticamente de forma descentralizada (por exemplo, distribuição de fundos filantrópicos). | Requer manuseio humano ou automação controlada centralmente, propenso a manipulação. | |
Toda a atividade é transparente e totalmente pública. | A atividade é tipicamente privada e limitada ao público. |
Citação de: Organizações autônomas descentralizadas (DAOs)
No geral, DAOs têm as seguintes características principais:
- Distribuídas e descentralizadas: não há nó central, tampouco uma estrutura de gestão hierárquica em DAO. A organização realiza os objetivos através de interação, competição e colaboração de baixo para cima entre participantes da rede;
- Autônoma e automatizada: em uma DAO ideal, o "código é lei". Por isso, a gestão é codificada, processual e automatizada;
- Organizada e ordenada: dependendo de contratos inteligentes, as regras operacionais na DAO, as responsabilidades e os direitos de participantes e o mecanismo de recompensa e punição são totalmente abertos e transparentes;
- Inteligência e tokenização: uma DAO tem por base o desenvolvimento de tecnologias como a blockchain, além de governança coordenada dentro e fora da rede. Ao mesmo tempo, o token é um importante método de incentivo no processo de governança da DAO, que realiza a gestão inteligente da organização.
Classificação de DAO
Fonte: What is a DAO? Mapping Out the Ecosystem
Com a popularidade da tecnologia blockchain, surgiram projetos nesse ecossistema e várias aplicações, impulsionando a criação de diferentes DAOs. As pessoas as categorizam de acordo com suas características, orientações e partes do projeto, como: infraestrutura, protocolo, investimento, serviço e coleção.
DAO de protocolo
As DAO de protocolos são, atualmente, os participantes mais envolvidas e dominantes do ecossistema de organizações descentralizadas, e representam a governança pela comunidade.
A descentralização é uma parte importante, pois descentralizada o poder entre os membros da comunidade, possibilitando a decisão através de votos através dos criptoativos que cada um detém. No fim, decide-se se a proposta é aprovada ou não, influenciado diretamente na direção do protocolo.
Em DeFi, protocolos como Uniswap e Compound usam a votação entre os membros da DAO para decidir questões como liquidez, pools e atualizações na rede.
DAO de investimento
Uma DAO de investimento, também conhecida como Venture DAO, é um grupo governado por uma comunidade que procura investir capital em projetos do meio cripto.
As Venture DAOs se destacam dos veículos tradicionais de investimento, pois são tipicamente igualitárias, transparentes e meritocráticas em sua essência. Não há um líder único e, em vez disso, a confiança é conferida aos processos de votação e consenso.
DAO de aplicações
Quando o objetivo é prestar serviços, participar de campos sociais ou executar alguma ação, a melhor DAO para isso é a DAO de aplicações.
Geralmente, esse tipo de organização descentralizada é representada pela soma "aplicação tradicional + DAO", sendo também a DAO mais provável de emergia em um ecossistema blockchain. O motivo é a combinação do mundo tradicional e do mundo descentralizado, onde a organização reflete as necessidades dos profissionais e usuários.
DAO para colecionadores
Com a explosão de popularidade dos tokens não-fungíveis (NFTs), foram formadas algumas DAOs de colecionadores, focados na coleta de NFTs. FlamingoDAO, PleasrDAO e Jenny Metaverse DAO pertencem a este tipo de DAO, que geralmente tem fins lucrativos e se concentram na coleta e investimento em NFTs.
Dilema de Desenvolvimento
Embora as DAOs tenham proporcionado diretrizes para a colaboração distribuída e autônoma em cenários específicos, tais como governança e financiamento de projetos, elas também enfrentam alguns problemas. Alguns deles são:
- Grau de descentralização insuficiente: as características da DAO mencionadas aqui são imaginadas dentro de um estado ideal. No estado atual, contudo, devido a problemas, como altas taxas transacionais e a limitação do desempenho de blockchains públicas, há um enfraquecimento no grau de descentralização das DAOs, afetando seu desenvolvimento;
- Incentivos insuficientes de governança: devido a incentivos insuficientes, questões como baixas taxas de votação acabam afetando as DAOs. Isso faz com que o apoio ao projeto, muitas vezes, seja insuficiente;
- Desenvolvimento desequilibrado em diferentes blockchains: atualmente, as DAOs estão concentradas dentro do ecossistema Ethereum. O protocolo tem atraído os principais recursos do mercado de criptomoedas, algo que pode reduzir a diversidade das comunidades;
- Falta de segurança jurídica: DAOs possuem características de descentralização além das fronteiras, além do anonimato dos membros. Quando os problemas legais ocorrem e respingam no mundo real, problemas como a ausência de definição de padrões legais para DAOs podem criar complicações.
Tendências de desenvolvimento
- Integração das DAOs à governança empresarial tradicional
Em abril de 2019, a dOrg se tornou a primeira DAO a ser reconhecida legalmente nos Estados Unidos. Legisladores do Estado de Wyoming aprovaram a DAO como entidade legal, através de seu primeiro membro do comitê, concedendo a capacidade da organização ser uma sociedade de responsabilidade limitada. Isto permite que o gerenciamento digital sobre ativos na rede estejam sobre jurisdição tradicional;
- Mais ecossistemas
O sistema de reputação de uma DAO permite aos usuários participar e gerar dados importantes, fornecendo ferramentas para diferentes cenários. Isso abre um grande potencial de desenvolvimento para as organizações descentralizadas, que poderão abraçar mais ecossistemas no futuro.
Em resumo, o desenvolvimento de DAOs ainda é difícil, com riscos técnicos que atrapalham o desenvolvimento, que são questões inerentes a um movimento ainda nos estágios iniciais. A curto prazo, a tendência é que o ecossistema DAO se desenvolva em direção a cenários mais diversos, identidades mais claras e maior participação. A longo prazo, haverá uma pesquisa teórica mais aprofundada, um sistema de incentivo mais razoável, e um desenvolvimento mais distribuído, momento em que as DAOs se tornarão parte indispensável da Web3.
Você encontra na TruBit os seguintes projetos que já possuem DAO:
Aave é um protocolo baseado em blockchain alimentando um mercado monetário não custódio que envolve os mutuários e mutuantes/depositantes. É um protocolo descentralizado de empréstimo colateral de criptomoeda que é de código aberto e desregulado, seu código é acessível para todos os usuários, é completamente transparente e rastreável, é pode ser auditado por todos.
Badger é uma organização autônoma descentralizada(DAO) com um objetivo único: construir os produtos e a infra-estrutura necessários para acelerar Bitcoin como garantia entre outras blockchains.
Se destina a ser um ecossistema DAO onde os projetos e as pessoas a partir de toda a DeFi podem se reunir para colaborar e construir os produtos de que nosso espaço precisa. A propriedade compartilhada na DAO vai permitir os construtores ter incentivos alinhados enquanto a governança descentralizada pode garantir que aqueles incentivos permanecer justo para todas as partes. A idea é menos competitiva e mais colaboradora.
Compound é um protocolo de taxas de juros algorítmicas e autônomas na blockchain Ethereum. Compound tem crescido para se tornar uma das pedras angulares da indústria DeFi. Construído para os desenvolvedores, Compound cria eficientes mercados monetários onde os ativos podem se fornecer e emprestar pelos indivíduos sem qualquer restrição (e.g., KYC). As taxas de juro são compostas a um nível de bloco na blockchain Ethereum, e a parte central não se requer.
Unifi Protocol DAO é um grupo de contratos inteligentes não custódios, interoperáveis, descentralizados, de múltiplas cadeias fornecendo os blocos de construção ao desenvolvimento de DeFi. O projeto proporciona uma ponte para conectar a economia dos produtos de DeFi baseados em Ethereum aos crescentes mercados DeFi em outras blockchains.
yearn Finance é um conjunto de produtos em Finança Descentralizada (DeFi) que se cria para gerar rendimento na plataformas de contrato inteligente como Ethereum. O protocolo é mantido pelos vários desenvolvedores independentes. O ecossistema yearn se controla por titulares de token YFI quem apresentam e votam propostas fora de cadeia que governam o ecossistema.