Categoria
BlogCriptomoedasEventos QuentesTrading AcademyGuia de ProdutosCripto GlossárioSobre TruBitMais Idiomas
🌐 English
🇲🇽 Español
⭐️ 中文
Renascença da Criptomoeda - NFT
É sem dúvida o começo de uma era dourada de criptomoeda, da arte e cultura às finanças e, espera-se, até mesmo às mudanças sociais.
No início do Março, a empresa de Blockchain Injective Protocol comprou uma peça da arte que o valor de $95,000. Então os executivos queimaram esta obra de arte. No fim do espetáculo, que foi compartilhado ao vivo na internet, o grupo revelou uma cópia em formato digital desta arte. A criação desenhada por um elusivo artista Britânico, Banksy, chamada de "Morons (Idiotas)."
"Morons (White)", the Banksy painting acquired and digitized by Injective Protocol
Para o formato digital, está recebendo mais propaganda exagerada do que a pintura e a queima juntas. É um crescente tipo de tecnologia que se chama um token não fungível, ou NFT. Pense em um NFT como uma prova única de propriedade sobre algo que você normalmente não pode segurar na mão, tais como uma peça de arte digital, um cupom digital, talvez um clipe do vídeo. Como a arte digital em si, você também não pode realmente segurar um NFT em sua mão. NFT é uma peça de código única, armazenada e protegida numa bolsa pública compartilhada.
No entanto, alguns NFTs estão conseguindo milhões de dólares. os investidores, futuristas e repórteres financeiros estão animados, e algumas empresas grandes e pequenas estão lançando as NFTs para realizar os seus objetivos, como obter lucros, receber publicidade, ou ambos os objetivos.
NFT —— O que significa?
NFT significa token não fungível que existe numa blockchain. Um token é o símbolo de propriedade dum ativo. Por exemplo, um ingressos para o concerto é um símbolo da propriedade de um espaço para um concerto. Um Bitcoin é o título de propriedade para o valor subjacente de Bitcoin. Um token é um ativo digital, armazenado na blockchain. Como a blockchain é transparente, é fácil para todos de saber quem é o proprietário de token. A arte digital pode ser duplicada facilmente e infinitamente, mas os tokens não fungíveis permitem aos compradores confirmar a propriedade.
Fungível se refere a um ativo que é facilmente intercambiável. O dólar americano é muito intercambiável, pode me dar um dólar no negócio para algumas mercadorias e posso negociá-las novamente para outros serviços. Um vizinho poderia pedir um quilo de açúcar emprestado para cozer um bolo, então devolve um novo para mim após alguns dias. Agora o açúcar está diferente, más não é importante. Porque é facilmente substituível e intercambiável.
Um token não fungível é um único token que não é facilmente substituível por outro. O mais principal caso de uso é obras de arte. O preço de venda para as artes na blockchain geralmente são milhões de dólares (ou de moeda nativa da blockchain, Ethereum). Há muitos exemplos, mas em hoje, o mais famoso artista de NFT é Beeple. Ele é o primeiro artista que vendeu 21 peças de arte no mercado digital, Nifty Gateway e o total de preço de venda é $3.5 milhões. Depois disso, ele continuou a vender sua obra-prima “EVERYDAYS: THE FIRST 5000 DAYS” em Christie’s por $6.5 million. Beeple é Mike Winkelmann, anteriormente um designer gráfico de Charleston, Carolina do Sul.
Beeple’s digital art collage Everydays: The First 5,000 Days sold at Christie’s for a record $69.3m.
As obras de arte não são únicas coisas negociadas nestes mercados. Cada vez mais o volume de negociações no espaço NFT é feito pelos cartões comerciais de esporte digital. Na verdade, os fãs do basquetebol já têm gastado $230 milhões em negócios de cartões de NBA Top Shot. Estes cartões apresentam os momentos clássicos certos do esporte e a quantidade dos cartões é limitada. A propriedade e a escassez destes cartões são seguradas pela blockchain Ethereum. Recentemente um cartão raro que apresenta o destaque do Lebron James se vendeu por $200,000.
NBA Top Shot NFT cards
NFT —— O que é seu valor?
A loucura destas compras é que qualquer um pode baixar a arte do Beeple ou o destaque do Lebron. É tão simples quanto clicar em 'salvar imagem' em seu laptop. O que os compradores procuram não é a obra de arte em si, mas a prova de propriedade dessa obra de arte. Os compradores são semelhantes aos colecionadores de arte que colocam seus bens mais valiosos em exposição nos museus. Os NFTs representam uma forma de os colecionadores de arte incentivarem financeiramente seus artistas favoritos online.
À medida que os seres humanos evoluem cada vez mais, especialmente no confinamento, parece natural que decidamos comprar arte também no mundo digital. Um passo adiante, as certas plataformas, tal como Decentraland permite aos usuários comprar os terrenos ou imóveis num mundo digital.
Embora este não tenha sido mais do que um setor de nicho da Internet, nos últimos seis meses, tem realmente explodido na mídia convencional e parece continuar a se desenvolver. Enquanto as primeiras experiências com as NFTs datam de 2013-2014, o mercado parece chegar a uma certa maturidade e apelo convencional em 2021.
Vários projetos de qualidade surgiram em diferentes áreas de NFT para tornar NFT mais conhecido e aceito. Por exemplo, NBA Top Shot, implantado em Flow, processou mais de 3 milhões de transações e atingiu US$460 milhões em vendas no mercado secundário após 5 meses em uma beta pública. E Sandbox, destacado por UGC, permite que os ativos criados pelos próprios jogadores circulem e sejam negociados à vontade, permitindo que os criadores integrem criação e venda.
Certamente, os jogos também são a área central de NFT. MANA, o qual se baseia no centro do mundo virtual de VR com base em Ether, e Enjin, uma comunidade de jogo estabelecida em 2009, são os projetos de qualidade, e a existência destes projetos tem permitido que mais jogadores originais participam do campo de ativo criptográfico.
Entretanto, ainda há vários problemas no mercado NFT. Como a moeda principal de negócio e a rede em que os mercados são construídos são Ethereum, as taxas de transação são muito altas. Além disso, os comerciantes frequentemente têm de pagar $50 para transferir o título de propriedade dum NFT de seu criador para o comprador. Nas plataformas, como Rarible ou OpenSea, os líderes do mercado atual, os usuários gastam grandes somas em cada transação (criação do NFT, licitações, transferência de propriedade), e as transações também equivalem a terrível pegada de carbono da rede Ethereum.
Mas se você só quiser participar da negociação dos tokens NFT, todos os problemas mencionados acima não são importantes para si. Por exemplo, os tokens NFT, tais como Flow, Sandbox, Mana, e Enjin se podem negociar na bolsa Trubit Pro, onde pode possuir seus próprios tokens NFT sem taxas de Gás e através de operações simples de negociação.
Se quiser distribuir sua própria obra NFT, há esperança agora. Ethereum está planejando alterar sua arquitetura até o início de 2022 para ser muito mais ecologicamente correto. Ao mesmo tempo, alguns mercados já têm encontrado as soluções técnicas para estas limitações.
O aumento da economia dos criadores
A mais emocionante parte da revolução de NFT é que os artistas se especializaram em artes digitais serão finalmente compensados por suas obras. Até agora, era muito difícil para os artistas rentabilizar suas criações por causa da própria natureza da arte digital e de sua infinita reprodutibilidade. Agora, os verdadeiros fãs dos artistas serão capazes de apoiá-los diretamente com qualquer intermediário ou plataforma.
Os artistas principais parecem ter seguido essa tendência, como o vencedor de Grammy, Kings of Leon lançou seu último álbum como um NFT. E outros artistas, tais como Grimes, Lindsay Lohan e Soulja Boy lançaram NFTs representando música, obras de arte digital, ou a propriedade de um vinil de edição limitada.
NFTs são o projeto mais quente da recente loucura da criptomoeda e à medida que os principais artistas começam a descobri-los, eles só se tornarão mais populares e chegarão a um mercado digital perto de você em breve.