Categoria
BlogCriptomoedasEventos QuentesTrading AcademyGuia de ProdutosCripto GlossárioSobre TruBitMais Idiomas
🌐 English
🇲🇽 Español
⭐️ 中文
Bitcoin vs. bancos: vantagens e diferenças
Quando o Bitcoin surgiu em um white paper publicado sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto em 2008, ele recebeu apenas alguns apoios iniciais de um pequeno grupo de entusiastas. No entanto, as coisas mudaram significativamente nos últimos anos: a tecnologia de "blockchain" vem causando impacto em todos os mercados e setores, e o Bitcoin atualmente desempenha um papel fundamental nos mercados financeiros globais. Como ele se compara aos bancos tradicionais? Ela oferece maior eficácia e credibilidade?
Neste artigo, exploraremos as diferenças fundamentais entre o Bitcoin e os bancos, investigando as vantagens do Bitcoin como meio de pagamento e levando a você uma compreensão clara.
Descentralização vs. Centralização
Como todos nós sabemos, o Bitcoin é um tipo de criptomoeda digital. Ela opera em uma rede peer-to-peer totalmente descentralizada, e não há nenhuma autoridade central que a controle. Isso significa que, ao negociar com Bitcoin, você tem total autonomia e controle sobre seus fundos sem depender de outros intermediários, o que oferece maior credibilidade para suas transações financeiras. Ao mesmo tempo, o sistema do Bitcoin não exige que os usuários divulguem suas informações pessoais. Embora todos possam ver os endereços de Bitcoin no explorador, eles não sabem quem realmente é o proprietário do endereço.
Em contrapartida, os bancos tradicionais são centralizados. Eles atuam como intermediários entre as partes nas transações e exigem que os usuários forneçam informações pessoais para realizar auditorias e validações. Nas transações internacionais, pode até haver censura quanto à natureza da transação, o que leva a um período prolongado de transferência financeira. Além disso, há também uma opinião de que o acesso dos bancos aos detalhes da transação pode gerar problemas de privacidade.
Transparência e segurança
Com a criptografia e a tecnologia de livro-razão distribuído do Bitcoin, todas as informações da transação são verificadas publicamente e registradas pelos nós do blockchain. Para modificar de forma fraudulenta as transações pendentes ou os nós de transações passadas, seria necessário assumir o controle da maioria (mais de 51%) do poder de computação, o que é extremamente difícil de acontecer. Em outras palavras, o comprometimento de um ou alguns nós não comprometeria a rede. Assim, isso garante um ambiente de alta segurança e também torna o histórico de transações completamente transparente e rastreável, independentemente do tempo decorrido.
Quando se trata de bancos, o funcionamento interno nem sempre é transparente, e os usuários nem sempre estão totalmente cientes de como seu dinheiro é gerenciado e como é usado para investimentos ou empréstimos. Na verdade, eles não têm outra opção a não ser confiar que as regras e os mecanismos bancários não levarão a erros e que cada uma das contrapartes envolvidas operará adequadamente. No entanto, o sistema bancário atual evoluiu ao longo de décadas para se tornar tão estável como é agora e, até o momento, a estabilidade apoiada por regulamentações e supervisão governamentais ainda pode garantir a segurança da propriedade pessoal.
Eficiência e custo
Ao contrário das moedas fiduciárias, o Bitcoin não tem fronteiras territoriais. Isso elimina o complicado processo de conversão de moedas e os procedimentos de validação entre instituições financeiras multinacionais. Além disso, o sistema de negociação do Bitcoin funciona continuamente 24 horas por dia, 7 dias por semana, já que há mineradores que fazem transações a cada momento do dia. Na maioria dos casos, uma transação de Bitcoin leva apenas alguns minutos para ser concluída quando a rede não está congestionada. Além disso, a taxa de transação do Bitcoin geralmente não é muito alta, pois não está relacionada ao valor da transação, mas à demanda por espaço em bloco e ao congestionamento da rede. Em 5 de setembro de 2023, a taxa média de transação do Bitcoin era de 0,000054 BTC, ou US$ 1,402 em dólares americanos.
No caso dos sistemas bancários tradicionais, embora eles se esforcem para operar 24 horas por dia, 7 dias por semana, a maioria deles ainda não consegue atender às expectativas. Além das diferenças de horário, conformidade, rotas de transferência e outros fatores, uma transferência internacional por meio de bancos tradicionais pode levar vários dias úteis ou mais para ser concluída. E, de acordo com as informações divulgadas pela Western Union, haverá taxas de transferência de saída/recebimento e taxas de intermediação quando os usuários realizarem uma operação internacional; portanto, o custo pode variar de dezenas a centenas de dólares, o que é substancialmente mais alto do que o da transação de Bitcoin.
Acessibilidade
A acessibilidade global é outra vantagem importante do Bitcoin. Abrir uma carteira de Bitcoin é relativamente fácil e pode ser feito on-line por qualquer pessoa com acesso à Internet. Não há requisitos rigorosos, verificações de identificação ou de crédito. Muito pelo contrário, os bancos tradicionais não são tão acessíveis a todos. Um grande número de pessoas é excluído dos serviços financeiros tradicionais devido a uma série de barreiras, como a falta de infraestrutura bancária local confiável, a incapacidade de manter o depósito mínimo exigido para uma conta ou a incapacidade de fornecer um documento de identidade válido para se registrar como cliente.
De acordo com estatísticas do Banco Mundial em 2022, uma média de apenas 45% dos adultos latino-americanos não têm conta em uma instituição financeira, o que significa que 207 milhões de pessoas não têm contas bancárias na América Latina. Enquanto isso, há muitas pessoas na América Latina altamente dependentes de remessas de expatriados para sua subsistência. Nessas circunstâncias, o Bitcoin será a solução perfeita para as pessoas sem conta bancária, pois permite que elas enviem e recebam fundos rapidamente através das fronteiras de uma forma melhor do que a dos bancos.
Conclusões
Bitcoin vs. bancos é uma das grandes perguntas que os entusiastas da economia digital fazem a si mesmos. A verdade é que ambos têm suas vantagens e desvantagens, portanto, sua escolha deve se concentrar no que você precisa naquele momento para sua vida.
As criptomoedas têm a vantagem de ser muito mais transparentes do que os bancos, além de ser um mundo para todos devido à sua grande acessibilidade. Mas, acima de tudo, as criptomoedas são uma excelente ferramenta para diversificar seus investimentos e acessar um novo mundo para você.